Audiência Pública sobre a dengue em nosso Município

por Secretaria Legislativa publicado 20/04/2016 13h58, última modificação 20/04/2016 13h58
Ontem (05/04) ocorreu audiência debatendo o problema da Dengue em nosso município.
Audiência Pública sobre a dengue em nosso Município

Audiencia Pública

Em atendimento ao requerimento nº23/2016 do Vereador Rafael, e entendendo também a pertinência e importância do tema, a Comissão de Saúde Educação e Assistência Social promoveu audiência pública para debater sobre os casos de dengue em nosso município. A Secretária Municipal de Saúde, Sra. Aline Lara, explanou para os presentes sobre as ações que o município vem tomando no combate ao mosquito transmissor.

Um dos pontos questionados foi quanto à velocidade do veículo do fumacê. Segundo a Secretária e técnicos da Superintendência Regional de Saúde,  o veículo só está aplicando o inseticida quando está com as luzes do pisca alerta ligadas. No entanto a bomba permanece ligada o tempo todo para resfriamento. A velocidade do veículo durante a aplicação é de 10Km/h e o veículo precisa esfriar a cada 40 minutos.

O senhor Paulo Fernandes, representante da Superintendência Regional também fez uso da palavra e destacou que o inseticida usado no fumacê é importado e falou da dificuldade em obter o inseticida por conta de questões alfandegárias: "às vezes o navio chega com o produto no porto mas leva uma semana para liberação do produto.". Outro ponto abordado pelo senhor Paulo foi que a saúde pública se faz em conjunto com ações dos poderes públicos e sociedade: "A sociedade também precisa se empoderar dessa missão de combate ao mosquito(...). No meu caso são trinta anos nessa missão, observando o comportamento e ação do poder público mas também a ação da sociedade" e destacou a importância da prevenção: "Se o mosquito pode matar, não deixe o mosquito nascer.".

Também foram sanadas dúvidas dos presentes que tiveram a oportunidade de questionar os técnicos sobre o dúvidas relativas à doença e ao mosquito e puderam sugerir novas ações a serem tomadas.

Para saber mais sobre o mosquito, acesse o portal Combate Aedes do Ministério da Saúde.