Câmara aprova crédito suplementar para exposição agropecuária

por Assessoria de Comunicação publicado 22/06/2022 16h35, última modificação 22/06/2022 16h35
A Câmara Municipal de Bicas aprovou os projetos de lei 46 e 47, de autoria do Executivo, que pedem abertura de crédito suplementar de R$ 678 mil para a realização da 50ª Exposição Agropecuária de Bicas.

Câmara aprova crédito suplementar para exposição agropecuária

Os projetos foram discutidos nas últimas semanas em plenário e nem todos os vereadores concordaram com a dotação orçamentária. Rafael Aquino, Loro e Joel Milão são contrários ao valor solicitado, apesar de serem a favor do evento. “Não existe um estudo sobre o quanto a exposição impacta nos lucros da cidade”, disse o vereador Rafael. Ele questiona se o valor investido trará retorno ao município. “Eu me vejo no dever de levantar esse debate”, disse.

O vereador apontou outras questões como as prioridades do município (entre elas o piso do magistério - sem previsão definida para os profissionais) e falou das notícias sobre a farra dos shows sertanejos em cidades pequenas. Segundo ele, o valor é desproporcional para um evento com portões fechados em três dias.

Em contrapartida o parlamentar Fernando Joca argumentou: “eles não vão cometer os mesmos erros aqui”, disse referindo-se às prefeituras que contrataram shows famosos a preços exorbitantes. Sobre as outras obrigações do Executivo, ele não eximiu a prefeitura de suas responsabilidades, mas foi enfático ao dizer que “vota no (projeto) que está sendo apresentado”. “Não gosto de relacionar uma coisa com a outra”, disse.

A vereadora Melissa Terra abordou a questão pelos lados econômico e cultural. “Acabamos de suplementar dois milhões e meio para a saúde, suplementamos a compra dos ônibus da educação, então o dinheiro também está sendo gasto onde precisa e com questões relevantes”, afirmou. “Nós temos esses valores que são destinados à cultura e a gente precisa trabalhar em cima dela”, apontou.

Outro ponto discutido pelos vereadores é a oportunidade de empregos que o evento gera na cidade. “A vantagem da exposição é que você atinge todo tipo de comércio e o dinheiro gira dentro do município”, disse Paulinho Plantas. O vereador lembrou que vários estabelecimentos alimentícios podem se beneficiar e destacou a importância de priorizar os comerciantes de Bicas com as barracas. Os vereadores Dr. Beto e Bigode também argumentaram a favor da suplementação.

Ao final da discussão, o vereador Joel Milão afirmou que a exposição “tem que ser para todos”. Segundo o parlamentar, o evento não vai abranger os mais necessitados. A Expo Bicas terá entrada franca, porém os três dias com atrações principais serão pagos. “As pessoas vão continuar com as ruas dos bairros esburacadas e não conseguirão ir aos bons shows da exposição”.

Ao final da discussão o projeto foi votado e aprovado por 5 votos favoráveis contra dois. Os vereadores Loro e Marcelo Jardim não participaram da reunião.