CSEAS se reúne para debate sobre avanço da Covid-19

por Secretaria Legislativa publicado 20/01/2021 13h58, última modificação 20/01/2021 13h58
Na última quinta feira vereadores da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social se reuniram com a Secretária Municipal de Saúde e autoridades sanitárias para traçar um panorama sobre o aumento de casos de Covid19 e medidas a serem tomadas.
CSEAS se reúne para debate sobre avanço da Covid-19

Reunião da CSEAS

Ocorreu nesta quinta-feira(14/01) a primeira reunião da Comissão de Saúde, Educação e Assistência Social - CSEAS. Em pauta Assuntos relacionados à Covid19, Dengue e ao processo seletivo simplificado para profissionais de saúde.

Presidida pelo vereador Rafael Cândido Aquino a CSEAS, a pedido da Vereador Melissa para debater sobre as medidas de combate à pandemia de Covid-19. Um dos pontos abordados foi a possibilidade de fechamento de estabelecimentos. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Aline de Cássia Lara, foi expedido Decreto Municipal determinando a proibição de aglomerações e da comercialização e consumo de bebidas alcóolicas entre 22h e 6h. Ainda segundo a Secretária a nossa região está na onda vermelha do Minas Consciente, mas os municípios de pequeno porte podem se colocar na onda amarela, decisão tomada pelo Prefeito para não prejudicar ainda mais os comerciantes que sofreram com o ano de 2020. A fiscalização do cumprimento do decreto está sendo feita com apoio do CONSEP.

O vereador Rafael questionou sobre como está sendo feita essa fiscalização e se os comerciantes foram informados das novas restrições. Cobrou também ações educativas para reduzir as aglomerações casas e estabelecimentos não comerciais, já que nesses casos não é possível utilizar os mesmos mecanismos de coação.

Casos de Dengue

Apesar de não estarem tão aparentes os casos de dengue, o LIRAa(índice que mede a infestação pelo mosquito Aedes Aegypt) encontra-se em 3,7, colocando o município em estado de alerta. Como forma de evitar o agravo a Secretária anunciou a realização de um mutirão de limpeza para combater os focos do mosquito. "Mesmo não estando na mídia[a dengue], a Secretaria mantém o monitoramento, para evitar uma nova situação de surto em nosso município" explicou a Secretária.

O vereador Fernando do Joca cobrou que as ruas sejam limpas e criticou o caminho adotado pelo prefeito: "Ele[o prefeito] poderia ter feito a contratação emergencial de mão de obra para limpar e capinar as ruas enquanto aguardava edital para contratação do pessoal fixo." - explicou o vereador - "Se deixar o mato crescer a ponto de soltar sementes, você não consegue mais segurar ele. Precisa agir logo e ele[o prefeito] tem a possibilidade de fazer contrato emergencial, por 60, 90 dias. Já existe decreto." concluiu.

Edital da Saúde

Apesar de não ser o foco desta reunião, o tema foi levantado, em face da grande preocupação dos vereadores para que o processo seja célere e dentro dos rigores da lei. A Secretária garantiu que o processo - que não está sendo conduzido pela Saúde, mas pela Secretaria de Administração - está seguindo os ditames legais e se colocou à disposição para comunicar as preocupações dos vereadores para a Administração.