FEVEREIRO LARANJA/ROXO

por Assessoria de Comunicação publicado 02/02/2022 17h35, última modificação 02/02/2022 17h35

FEVEREIRO LARANJA/ROXO

Fevereiro é o mês de duas campanhas de conscientização de algumas doenças comuns entre os brasileiros e é representado pelas cores laranja e roxo.

A cor laranja é para alertar sobre os casos de leucemia e a importância da doação de medula óssea. Considerada uma doença rara (se comparada com as demais - menos de 150 mil casos no Brasil), a leucemia é um tipo de câncer que ocorre na formação de células sanguíneas, dificultando a capacidade de o organismo combater infecções. 

A cor roxa chama a atenção para os casos de Alzheimer, fibromialgia e lúpus. São doenças que ainda não tem cura, mas se forem diagnosticadas e tratadas em estágios iniciais, podem ter seus sintomas controlados.

 

O que é Alzheimer?

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idade. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo, comportamento são comprometidas de forma lentamente progressiva levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diária.

 

O que é Fibromialgia?

A fibromialgia é considerada uma doença crônica não transmissível de causa ainda não bem elucidada, caracterizada por dores generalizadas e presença de no mínimo 11 dos 18 pontos sensíveis específicos a palpação, tendo duração de no mínimo três meses, além de alteração na qualidade ou duração do sono.

 

O que é Lúpus?

É uma doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos. O lúpus (LES) pode afetar articulações, pele, rins, células sanguíneas, cérebro, coração e pulmões. Os sintomas variam, mas podem incluir fadiga, dores nas articulações, manchas na pele e febre. Podem se agravar (crise) por alguns períodos e, posteriormente, melhorar.

 

O objetivo do Fevereiro Laranja/Roxo é atuar a favor da preservação da vida e bem-estar dos indivíduos de todos os gêneros e faixas-etárias. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dessas doenças são fundamentais para garantir longevidade a quem está debilitado.

As pessoas que estiverem com sintomas de alguma das doenças devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para investigar a suspeita e, se confirmado o diagnóstico, receber o encaminhamento para a linha de cuidados.

Saiba mais sobre essas doenças:
- Lúpus Eritematoso Sistêmico: https://www.tuasaude.com/lupus/
- Fibromialgia: https://www.einstein.br/pages/doenca.aspx?eid=188
- Mal de Alzheimer: https://www.einstein.br/guia-doencas-sintomas/info/#5
- Leucemia: https://www.einstein.br/especialidades/oncologia/tipos-cancer/leucemia