Fevereiro Roxo e Laranja

por Assessoria de Comunicação publicado 06/02/2024 18h01, última modificação 06/02/2024 18h01
Fevereiro Roxo e Laranja

campanha fevereiro roxo e laranja

O termo fevereiro "Roxo e Laranja" são duas campanhas de saúde com o objetivo de trazer ao debate público formas de prevenção e tratamento de doenças. Eles são associados a campanhas sobre quatro doenças especificas: Leucemia (fevereiro laranja), lúpus, fibromialgia e Alzheimer (fevereiro roxo).

O Lúpus é uma doença autoimune que faz com que as células de defesa ataquem as células saudáveis do corpo, o que pode provocar inflamação em várias partes do corpo, especialmente articulações, peles, rins, medula óssea, coração, pulmão, olhos e cérebro.

A Fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada e outros sintomas como fadiga, rigidez muscular e insônia. O sintoma principal da fibromialgia é a dor generalizada e crônica, envolvendo tanto a região da coluna quanto os membros. A dor costuma ser de difícil localização e geralmente envolve a região dos músculos e tendões.

A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro que acomete pessoas com mais idades. Funções cerebrais como memória, linguagem, cálculo, comportamento são comprometidas de forma lentamente progressiva levando o paciente a uma dependência para executar suas atividades de vida diárias.

A Leucemia é um nome que designa um conjunto de cânceres que atingem os glóbulos brancos do sangue, comprometendo o sistema de defesa do organismo. A cura para a Leucemia depende da doação de medula, sendo a chance de compatibilidade em média uma em 100 mil. Portanto, aumentar o número de doadores é crucial para ampliar as  possibilidades de encontrar medulas compatíveis.

Promover e disseminar o conhecimento sobre essas campanhas reduz o estigma associados a essas condições. Além disso, ajuda a incentivar a solidariedade e o apoio às pessoas afetadas por cada uma dessas doenças.