Março Lilás

por Assessoria de Comunicação publicado 04/03/2021 14h07, última modificação 04/03/2021 14h07
O mês de março é marcado pelo dia internacional das mulheres, e também por ser o mês da campanha de prevenção ao câncer do colo do útero, a campanha leva o nome de março lilás, durante o mês são efetuadas ações de alerta sobre a necessidade de se prevenir contra o câncer.
Março Lilás

Março Lilás

A campanha também tem como objetivo alertar, os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica. Visto que o câncer de colo útero, é o segundo tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, em sua maioria com idade entre, 45 e 49 anos.

Calcula-se que o rastreamento sistemático, e o tratamento de lesões precursoras possam reduzir, a mortalidade por fins da doença em 80%. O maior fator de risco é a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV), entretanto já existem vacinas contra os principais tipos oncogênicos do vírus. A redução da mortalidade devido a doença, depende da prática de algumas medidas de prevenção primária, como o diagnóstico e tratamento de lesões, tanto simples quanto as mais devastadoras.

Existem algumas medidas de prevenção bem simples e que toda mulher com vida sexual ativa, ou a partir dos 25 anos devem tomar, como fazer o exame preventivo mais conhecido como Papanicolaou, anualmente. Pois através deste exame que podem ser obtidos os resultados acerca das inflamações, e alterações iniciais podendo ser descobertas e tratadas de início, evitando a evolução para uma doença agressiva, que pode levar a pessoa afetada até a morte.

Já é possível prevenir a infecção causada pelos principais tipos de HPV ligados ao câncer de colo uterino, a prevenção pode ser feita através da vacina contra o vírus, que se encontra disponível nos Postos de Saúde, gratuitamente para meninas com idade entre 9 a 13 anos. E para obter um melhor resultado devem ser tomadas as 3 doses da vacina.

As Mulheres de idade mais avançada também podem se beneficiar com a vacina. Entretanto, mesmo que vacinadas devem continuar realizando o exame preventivo quando atingirem a idade recomendada.