Melissa Terra quer atendimento pediátrico nas creches municipais

por Assessoria de Comunicação publicado 04/05/2022 13h11, última modificação 04/05/2022 13h11
A vereadora Melissa Terra apresentou o anteprojeto que institui o programa “Primeiros Passos”, na reunião de segunda-feira (02). A proposta prevê atendimento médico pediátrico nas creches municipais de tempo integral e funcionará como um sistema de prevenção a doenças infantis. O anteprojeto estabelece que os servidores responsáveis pela execução do programa deverão pertencer ao quadro de servidores da Prefeitura Municipal.

Melissa Terra quer atendimento pediátrico nas creches municipais

“Trata-se de uma proposta otimizada, sem geração de ônus financeiro significativo ao Município, com uma proposta clara e eficaz, no sentido de oferecer atendimento e cuidados à saúde na infância”, disse a proponente.

O programa deverá ser desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, constituída por um pediatra e um agente comunitário de saúde, os quais prestarão alguns serviços. Entre eles, a avaliação nutricional e de peso e altura; atualização de vacinas; diagnóstico de eventuais deficiências que possam comprometer o desenvolvimento, o aprendizado e a convivência das crianças, inclusive relacionadas a fatores bio psicológicos e sociais. Os profissionais também deverão dar orientações preventivas aos professores, monitores e demais colaboradores das creches. Estes, por sua vez, deverão repassá-las aos pais, tutores ou responsáveis pelos alunos.

A proposta de lei propõe ainda que os atendimentos deverão acontecer mensalmente, sendo programados para datas específicas. “Muitas vezes não é possível que as famílias levem seus filhos a consultas médicas regulares e suficientes”, disse ela.

Para a vereadora é de responsabilidade do poder público cuidar da saúde de crianças que fazem parte da rotina das creches com horário integral. “Acreditamos que, através desse projeto, seja possível investir na melhoria de vida”.