Mulheres ligadas à história política de Bicas são homenageadas pela Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 16/03/2022 12h43, última modificação 16/03/2022 12h43

A 7ª Reunião Públicafoi marcada pela homenagem às vereadoras que fizeram parte da história do poder legislativo de Bicas. A iniciativa faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Mulher e partiu do Presidente da Câmara, Marcelo Navarro Jardim.

O evento contou a participação da primeira vereadora do município, DenisyMaroco Durão, que relembrou o caminho percorrido pela Casa Legislativa desde 1989, quando assumiu o cargo pela primeira vez. “Nós éramos onze vereadores e eu a única mulher. Nós começamos a trabalhar a Lei Orgânica e me lembro de que houve a participação popular. Depois veio o Regimento em função dela e os primeiros códigos do município – de obras, de postura, tributário, de administração – então foi uma época de muito trabalho. Eu me sinto muito honrada de ter sido uma lutadora na época. E agradeço a todos pelo reconhecimento”, discursou em agradecimento.

Entra as agraciadas estavam Maria HudsoninaSarto, Sônia Matos, e a única vereadora na gestão atual, Melissa Terra. As ex-parlamentares Elvira Godinho e Beth Gouvea não puderam comparecer ao evento por motivos pessoais, mas agradeceram pela homenagem. Todas as homenageadas receberam flores em reconhecimento pela sua inspiração e história no município.

A ex-vereadora Joelma Schettino (em memória – 2014), foi especialmente lembrada pelos parlamentares Melissa Terra e Marcelo Jardim. A vereadora destacou a força e a coragem de Joelma. “É um exemplo para mim que estou aqui pela primeira vez. Ela contribuiu muito para Bicas e guardo muitas coisas boas que acompanhei de perto”, disse ela. Já o Presidente da Câmara afirmou: “se hoje eu estou na política, foi através da Joelma. Foi ela quem me inseriu nesse meio político”.A irmã de Joelma, Joana Schettino, e seus familiares receberam a homenagem em nome da ex-vereadora.

De formas diferentes cada uma dessas mulheres ajudou a escrever a história de Bicas enquanto vereadoras. Melissa Terra aproveitou a oportunidade para lembrar o seu projeto que cria a Galeria das Vereadoras, espaço reservado para imortalizar o poder feminino e a passagem ímpar de cada uma delas na Câmara Municipal. “Um convite para que cada vez mais mulheres se inspirem e venham fazer parte da vida política”, disse a vereadora.