Plenária Regional do Parlamento Jovem

por Secretaria Legislativa publicado 26/10/2021 22h18, última modificação 26/10/2021 22h18
O Polo Zona da Mata I do Parlamento Jovem de Minas realizou a Plenária Regional da edição 2020-2021, reunindo estudantes das cidades de Matias Barbosa (cidade sede do polo), Bicas, Chiador, Leopoldina e Olaria. Mar de Espanha e Santana do Deserto também integram o polo.

Os estudantes definiram as propostas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que seguem para a Plenária Estadual, que acontece em novembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Além do presidente da Câmara de Matias Barbosa, Anselmo Leopoldino, que fez a abertura do evento, acompanharam a Plenária o vice-presidente Julimar Souza, os vereadores Diego Milioni e Weley Rodrigues (Eré), o presidente da Câmara de Chiador, Gilmar Xavier, o vice-presidente da Câmara de Leopoldina, José do Carmo Vieira, a 2ª secretária da Mesa Diretora de Leopoldina, Maria Inês Oliveira, e os coordenadores municipais Claudinei Lima e Lenir Faria (Matias Barbosa), Guilherme Sabino Daniel(Bicas), Neide Campos (Olaria), Arnaldo Spindola (Leopoldina) e Beatriz Xavier (Chiador).

Confira as fotos

Confira as propostas priorizadas:

Disponibilizar cartilha com informações sobre a nossa biodiversidade, contendo informações sobre quais os maiores problemas ambientais que a nossa cidade está enfrentando e sobre as espécies de nossa fauna que estão entrando em extinção. Fazendo uma educação ambiental em nossa cidade podemos contribuir para a proteção da biodiversidade.

Implementar no currículo escolar estadual e municipal o tema meio ambiente e desenvolvimento sustentável, visando orientar aos alunos sobre a preservação do mesmo na prática, com visitas a áreas de preservação, reciclagem, locais de tratamento.

Priorizar, no processo de pavimentação de ruas, o uso do paralelepípedo em relação ao asfalto, a fim de permitir a infiltração da água das chuvas no solo, entre as frestas dos blocos, prevenindo possíveis enchentes e alagamentos, bem como, dada a composição do material e a cor específica, auxiliar no processo de redução de calor.