Prefeitura cadastra 59 taxistas em programa de benefício emergencial

por Assessoria de Comunicação publicado 05/08/2022 12h37, última modificação 05/08/2022 12h37

Prefeitura cadastra 59 taxistas em programa de benefício emergencial

Na reunião pública de segunda-feira, 01, o vereador Rafael Aquino apresentou uma indicação solicitando a listagem dos taxistas elegíveis ao benefício federal “BEm-Taxista” e questionando se a prefeitura já havia cadastrado os profissionais no sistema da União dentro do prazo previsto - que foi prorrogado para a última terça-feira, 02 de agosto.

O Secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Renato Ferreira Santos, informou que foram cadastrados 59 taxistas e os registros ocorreram dentro do prazo originalmente estipulado pela lei (31 de julho).

Contudo, só o cadastramento não garante o pagamento do benefício emergencial aos motoristas. Isso por que os dados enviados serão cruzados e analisados pela Dataprev entre os dias 03 e 04 de agosto para identificação dos profissionais elegíveis.

O BEm-Taxista foi criado para ajudar os taxistas no enfrentamento do estado de emergência devido à elevação do preço do petróleo, combustíveis e seus derivados, assim como os impactos sociais provocados. O valor máximo é de R$ 1.000 por parcela com previsão de pagamento já no próximo dia 16.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o número de municípios que já passou as informações sobre os motoristas em situação regular chega a 3.119, com 301.505 motoristas de táxis cadastrados. O benefício terá validade até dezembro de 2022 e o número de parcelas poderá ser ajustado considerando o número de trabalhadores beneficiários cadastrados e o limite global de recursos.