Projeto Fila Zero

por Assessoria de Comunicação publicado 11/05/2021 12h35, última modificação 11/05/2021 12h35
Projeto aprovado beneficia pessoas diagnosticadas com câncer.

Apelidado de Fila Zero, o projeto aprovado pela Câmara tem o principal intuito de diminuir a espera por atendimento médico e realização de exames para pacientes diagnosticados com câncer.

O projeto PL18/21, de autoria da vereadora e presidente da Câmara Melissa Terra Agrelli Mattos, passou pelas duas votações necessárias e será encaminhado para a sanção do prefeito.

Para o cumprimento do Programa Fila Zero, o Executivo deverá formular e implantar uma política municipal de priorização do atendimento desses pacientes, nas unidades de Saúde de Matias Barbosa.

Melissa destaca que, pela gravidade e evolução rápida da doença, o projeto “é uma maneira simples e eficaz de garantir celeridade ao tratamento do paciente oncológico”.

“Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor e do estágio em que esse câncer se encontra. As possibilidades de cura do paciente estão diretamente relacionadas com o tempo em que o tumor é detectado e tratado. Se o diagnóstico e o início do tratamento forem feitos tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois de esse tumor ter sido tratado”, justifica o autor.

Segundo a vereadora, a matéria ainda vem reforçar a necessidade do município em adotar medidas para agilizar o diagnóstico, possibilitando que o tratamento seja iniciado no prazo máximo de 60 dias, Como previsto na Lei Federal nº 12.732, de 22 de novembro de 2012.